Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina
Fotografia: Prof. Rogério Fabiano Gonçalves,
Projeto: Tuberculose - Informação para conscientização.
O Projeto ATIVIDOSO (Atividades para Idosos) foi concebido pelo GEPENVH (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento Humano) com o intuito de proporcionar a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão no que tange à realização de atividades voltadas à melhora do desempenho físico, cognitivo e cardiorrespiratório de pessoas idosas de Petrolina e região. Nos encontros semanais do ATIVIDOSO, são realizadas palestras interativas, oficinas de desenho, música, fotografia, rodas de conversas, entre outras atividades, visando a melhora da qualidade de vida e interação social entre discentes de graduação e idosos da comunidade de nossa região.
Coordenador: Prof. Dr. Francis Trombini de Souza, E-mail: francis.trombini@upe.br
Colaborador: Prof. Dr. Cristiano dos Santos Gomes
Webdoc do Projeto ATIVIDOSO produzido em 2019 por meio de parceria com o Projeto UPE em Foco, Coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Kenji Shiosaki (emfoco.upe@gmail.com).
O Programa de Doação de Corpos da Universidade de Pernambuco (UPE) foi criado em 2020 para suprir a escassez de corpos destinados ao ensino e à pesquisa em Anatomia Humana. A iniciativa surgiu diante da diminuição de corpos não reclamados, anteriormente amparada pela lei 8.501/1992, e do crescimento de instituições de ensino, o que impactou negativamente a formação prática em saúde. Coordenado pelos professores Dr. Joaquim Celestino e MsC Edivaldo Xavier, o programa começou com ações virtuais durante a pandemia e se expandiu para atividades presenciais a partir de 2022, como cultos ecumênicos e campanhas públicas. Além de fortalecer o ensino anatômico, o programa promove o valor humanitário da doação, contribuindo com a ciência, a formação médica e o avanço das técnicas de saúde.
Site do Programa: https://upe.br/projeto-doacao-de-corpos.html
Coordenador no Campus Petrolina: Prof. Dr. Edivaldo Xavier da Silva Júnior
E-mail: edivaldo.junior@upe.br
Produção de vídeos para divulgação de projetos de extensão e demais atividades da UPE Campus Petrolina. Divulgação de artistas e eventos culturais da Região.
https://www.instagram.com/upeemfoco/
Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Kenji Shiosaki, E-mail: emfoco.upe@gmail.com
A proposta do programa de extensão em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica (Baby GrUPE) é oferecer uma visão global do atendimento à criança, com foco na educação em saúde, abordando temas que abrangem desde à admissão na UTI à alta hospitalar, no processo de reabilitação e reinserção à comunidade. O Baby GrUPE coloca o estudante de Fisioterapia e voluntários frente desde às mais avançadas tecnologias disponíveis aos métodos mais simples, de forma a despertar o pensamento crítico e reflexível, atuando de forma flexível de acordo com os recursos locais. Dessa forma, integrando a teoria aprendida em sala à prática do dia a dia, além fornecer uma devolutiva para a sociedade, através de ações sociais.
https://www.instagram.com/babygrupe/
Coodenador: Prof. Dr. Paulo André Freire Magalhães, E-mail: paulo.freire@upe.br
Colaboradora: Profa. Dra. Bárbara Bernardo Rinaldo da Silva Figueirêdo
Famílias: quem cuida delas?
A proposta do Projeto de Extensão, vinculado ao GRUpo de Pesquisa e Estudo sobre o Desenvolvimento InfantoJuvenil (GRUPEDI), “Famílias: quem cuida delas?” é proporcionar assistência à saúde da criança, no adolescente e no adulto jovem atípico que por sua maior vulnerabilidade biopsicossocial, são mais susceptíveis aos agravos globais. Esses desafios podem impactar profundamente a dinâmica familiar, gerando um estresse significativo, especialmente para os pais e familiares que tem convívio direto com esse público. Por isso, é crucial oferecer suporte não só na orientação das famílias em relação às decisões médicas sobre as necessidades dos filhos, mas também no cuidado das necessidades emocionais e do bem-estar de todos os membros da família e/ou cuidadores. Portanto, o Projeto de Extensão "Famílias: quem cuida delas?" irá abranger os aspectos epidemiológicos, clínicos, terapêuticos, do processo saúde-doença na criança, no adolescente e no adulto jovem atípico, além de condições funcionais que impactam na qualidade de vida analisados por meio de abordagens multiprofissionais, humanizadas e com tecnologias assistivas desenvolvidas em ambulatórios e/ou laboratórios proporcionando um acolhimento cuidadoso e especializado a esses familiares nas dependências da Policlínica do HU-UNIVASF. Nesse contexto, a equipe focará na indissociável tríade ensino-pesquisa-extensão para fornecer continuamente uma devolutiva humanizada e inclusiva à sociedade.
Coordenadora: Profa. Dra. Tathiana Corrêa Rangel, E-mail: tathiana.rangel@upe.br